quinta-feira, 15 de novembro de 2012

História de spyware, adware e malware


A história de spyware é bastante instrutivo. Especialmente para aqueles que são sérios sobre o desejo de entender esta ameaça. Não há como negar o fato de que o spyware é hoje não só bastante difundida, mas também uma ameaça extremamente grave para qualquer usuário de computador.

Hoje, a propagação do spyware é claramente evidenciada pelo desenvolvimento da indústria de anti-spyware enorme. Não há nenhuma maneira que este teria tido lugar se não havia demanda enorme e crescente para a proteção contra spyware. Na verdade, é praticamente impossível para qualquer um para se aventurar online sem ser exposto ao spyware de alguma forma. É naturalmente muito mais perigoso quando não se tem idéia do que é ou de onde começou. A verdade é que a grande maioria das pessoas que são relativamente novos para a World Wide Web, não tem idéia do que é spyware ou a ameaça potencial que ela representa. Como em muitos outros casos, a ignorância pode ser bastante perigoso.

O primeiro registro do uso do termo "spyware" Diz-se que ocorreu em 16 de outubro de 1995, em um posto de Usenet sobre o modelo de negócios da Microsoft. O termo foi realmente usado pela primeira vez para se referir a hardware posicionado para utilização espionagem. Isso mudou em 2000, quando Gregor Freund usou o termo para se referir a sua Firewall ZoneAlarm pessoal.

Outro acontecimento significativo na história da spyware ocorreu no início de 2001, quando Steve Gibson, fundador da Gibson Research descobriu que o alarme de que o software de publicidade tinha sido instalado em seu sistema. Parecia-lhe que o único objetivo era roubar informações pessoais dele. Em investigar mais profundamente o problema, ele descobriu que era adware de empresas denominadas Aureate e Conducent. Gibson, então, rapidamente desenvolveu e lançou o primeiro programa anti-spyware chamado OptOut. Muitos mais anti-spyware programas eram a seguir e hoje há uma ampla seleção e estonteante para os usuários a escolher....

Nenhum comentário:

Postar um comentário