terça-feira, 23 de outubro de 2012

FrameMaker contra Palavra


Introdução

As habilidades mais importantes para um escritor técnico está escrevendo, edição e design. No entanto, essas habilidades não são suficientes para torná-lo um escritor de sucesso técnico. Você também precisa aprender a usar ferramentas de criação.

As ferramentas de publicação mais utilizados são:


FrameMaker
Microsoft Word


FrameMaker

FrameMaker é um editoração eletrônica e um aplicativo de criação de ajuda criado pela Adobe Systems. Ele é usado por escritores técnicos como uma ferramenta de publicação para a criação de documentos grandes. Sua última versão é de 7,2.

Vantagens da FrameMaker:


Útil para escrever documentos longos e complexos.
Criar um PDF é fácil e que o usuário pode criar marcadores, links e outras características de PDF.
Mais fácil de mudar o layout de um documento usando páginas mestras. A página principal é criada sempre que o usuário cria um novo documento. Ele é usado para decidir o layout do documento.
Texto em tabelas podem ser rodados.
Pode imprimir uma página girada com cabeçalhos e rodapés normais, o que significa que o texto pode ser em modo paisagem enquanto os cabeçalhos e rodapés são em modo retrato.
Tem boas opções de cores. Eles incluem CMYK e Pantone.
Ele pode lidar com uma série de gráficos.
Tem um número de cross-book características. Um deles é a pesquisa e verificar a ortografia de todo o livro. Este recurso é útil para lidar com livros grandes.
Tem boa flexibilidade em opções de numeração. Ele foi construído em variáveis ​​para o capítulo e volume de numeração. Ele também pode lidar com longas listas numeradas sem erros.
Permite configurar numeração para as etapas ou procedimentos.
Referência cruzada podem ser facilmente adicionados. Você também pode definir formatos para suas referências cruzadas.
Pode personalizar e salvar formatos de tabela.
Caracteres e parágrafos listas formatos de seleção são exibidos como janelas. Eles podem ser movidos na tela como conveniente.
FrameMaker suporta texto condicional.
Mais fácil para criar documentação única fonte definido no FrameMaker. Terceirização único permite que você use o mesmo conteúdo em muitos documentos. Por exemplo, se o seu guia do usuário e guia de administração tem alguns temas comuns, é mais fácil compartilhá-los ao invés de manter cópias separadas.
Tem Webworks Publisher, que é uma ferramenta poderosa usada para produzir HTML, XML, RTF ou saída.


Desvantagens de FrameMaker:


Tem uma curva de aprendizagem para usuários do Word.
FrameMaker para Windows não tem macros.
Desfazer é limitado a uma ação.
Não pode botão direito do mouse e colar o texto selecionado. Você tem que usar os comandos de teclado ou use o menu Editar para ele.
Tem uma imprevisível corretor ortográfico.
Arrastar-e-soltar não está presente no FrameMaker.
Não tem verificador gramatical.
Inserir gráficos é muito estranho. Você primeiro precisa criar um quadro ancorado, inserir o gráfico, e então manualmente redimensioná-la.
Encontre comando não parar quando atingir o final do documento. Ele mantém em continuar.
Tem que formatar manualmente colunas da tabela.


Microsoft Word

Microsoft Word é um software de processamento de texto usado para criar documentos. É uma poderosa ferramenta para criar documentos profissionais.

Vantagens do Microsoft Word:


Muitas ferramentas de autoria de ajuda estão disponíveis, tais como RoboHelp. Ferramentas ajudam a autoria (HAT) são usados ​​para criar manuais de ajuda on-line e são usados ​​por escritores técnicos. Eles obter o texto fonte de programas como Word e HTML e gerar a saída em formatos como Microsoft WinHelp ou Adobe PDF.
Tem um bom corretor ortográfico recursos como on-the-fly de verificação ortográfica, removendo a verificação ortográfica caixa de diálogo para fora do caminho quando se seleciona o texto, e informando ao usuário quando chega ao final do documento.
Pode usar o controle de alterações para analisar documentos.
Tem um verificador boa gramática.
Tem a capacidade de "desfazer" muitas vezes.
Tem macros, que podem automatizar ações repetitivas.
Pode abrir duas partes de um documento em uma janela usando o Word.


Desvantagens do Microsoft Word:


Não estável para documentos grandes. Ele fica lento durante o manuseio de grandes volumes.
Difícil ter um conjunto de documentação de uma única fonte.
Não é executado no Unix.
Não lidar com documentos de várias características como cabeçalhos, rodapés, índices, tabela de conteúdos, referências cruzadas, etc muito bem.


Conclusão

FrameMaker é mais adequada para grandes documentos ou documentos com um monte de arquivos, tais como livros e manuais do usuário. Palavra é melhor para pequenos documentos como relatórios, boletins, escrevendo cartas e notas. No entanto, o Word é muito mais fácil de usar e tem muitas características avançadas.

A maior parte dos recursos do FrameMaker pode ser implementada no Word, mas FrameMaker gerencia documentos grandes melhor e também tem um bom cruzamento e apoio de vários arquivos.

Ambos FrameMaker Adobe e Microsoft Word são poderosas ferramentas de criação profissional. Ambos têm pontos fortes e fracos. Para decidir qual é o melhor para você, olhe atentamente para o tipo de documento que você precisa para escrever....

Nenhum comentário:

Postar um comentário